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PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO


Anúncio criado em: 30/01/2020

Para ter uma boa noite de sono

1 - Ir para a cama quando com sono.
2 - Procurar ter horários regulares para ir dormir e acordar.
3 - Não ir dormir com fome. Evitar refeições “pesadas” e em excesso à noite.
4 - Evitar líquidos depois das 18h, principalmente os idosos.
5 - Evitar chás mate ou preto e café depois das 17h, principalmente os idosos. Chás de camomila e erva doce podem ajudar a relaxar.
6 - Evitar excesso de bebidas alcoólicas à noite.
7 - Manter o quarto arejado, sem barulho e sem claridade.
8 - Dar preferência a colchões, travesseiros e roupas de cama adequados.
9 - Evitar filmes e/ou leituras de suspense, terror ou muito interessantes, antes de dormir. Evitar discussões desagradáveis à noite. Não ir dormir com problemas: deixá-los fora da cama! Um bom hábito é anotar as preocupações e/ou problemas em uma agenda ou folha na hora de ir dormir e então deixá-los lá para serem abordados novamente no dia seguinte.
10 - Não ver TV no quarto.
11- Ler coisas amenas e agradáveis antes de dormir. Ouvir músicas suaves também ajuda a relaxar.
12 - Evitar exercícios físicos, típicos de academia, à noite. Procurar se exercitar regularmente, até as 18h: é saudável para todos, primordial para os ansiosos e faz dormir melhor. Relações sexuais são relaxantes e podem ser feitas à noite, sem prejuízo para o sono.
(Fonte: Marília Denise Mariani Pimenta, neurologista)

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